A personalidade VV deste mês é Samantha Power. Ela é conhecida por alguns como a pessoa que escreveu a biografia sobre o diplomata Sérgio Vieira de Mello, mas a britânica naturalizada americana é muito mais do que isso.
Samantha é uma grande acadêmica no tema genocíodio; ainda mais depois da sua experiência como correspondente de guerra nos Bálcãs na década de 1990.
Toda esta bagagem virou o livro A Problem from Hell: America and the Age of Genocide. Este ganhou o Prêmio Pulitzer em 2003. Além disso, a obra influenciou a doutrina responsabilidade de proteger; central quando falamos sobre crimes de guerra, crimes contra a humanidade e limpeza étnica.
Uma característica fundamental para entender Power é que ela vem a ser uma pessoa que assume funções bem distintas e centrais de forma natural. Tanto que além dos trabalhos anteriormente citados, ela também foi embaixadora dos Estado Unidos na ONU no segundo mandato de Obama.
Atualmente, está à frente da USAID, organização estadunidense que trabalha nos campos da ajuda e desenvolvimento.
Controvérsias de Samantha Power
Como todo ser humano, Samantha Power não é perfeita. Existem críticas ao seu trabalho, principalmente no incentivo à intervenção dos EUA na Líbia. Devido a doutrina que ajudou a criar, Power defendeu a derrubada do General Muammar Kadafi por questões humanitárias.
Todavia, vemos que as ações de Washington no país africano resultaram num cenário de ingovernabilidade e guerra civil desde 2011.
Importante ressaltar que pela sua posição no Governo de Barack Obama, ela poderia ter atuado de forma mais incisiva em conflitos como Iêmen e Síria pelo mesmo fator que levou a ingerência na Líbia.
Samantha Power é uma pessoa que pode dividir opiniões em certos assuntos, mas isso não faz com que ela deixe de ser uma figura extremamente importante quando falamos de relações internacionais e ajuda humanitária.
Um feito que diz muito sobre ela, é que enquanto embaixadora na ONU, Power visitou os 189 países que os Estados Unidos mantêm relações diplomáticas. Não é para qualquer um.
Faça parte da Comunidade VV
Quer ficar por dentro dentro de assuntos como esse? Junte-se à COMUNIDADE VV e participe de nosso grupo exclusivo, tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre o mundo humanitário e social, apoie uma ONG, participe de LIVES com convidados especiais, ganhe descontos em ações voluntárias e muito mais!