Um terremoto de magnitude 6,8 atingiu o Marrocos na noite desta sexta-feira (8), por volta das 19h30 (no horário de Brasília). Até agora, estimam-se 1.037 mortos e mais de 1.200 feridos, de acordo com o balanço divulgado pelo Ministério do Interior marroquino.
O órgão afirma que o número de vítimas do terremoto em Marrocos deve aumentar ao longo dos dias, já que os trabalhos de resgate — dificultados por bloqueios e obstruções nas estradas — ainda estão em curso.
O tremor produziu estragos tanto em aldeias da Cordilheira do Atlas (no noroeste da África) como na cidade histórica de Marrakech, no oeste do Marrocos. As forças armadas do país e equipes de resgate foram deslocadas para as áreas mais afetadas.
O terremoto em Marrocos durou cerca de 15 segundos e aconteceu a uma profundidade de 18,5 km, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Há relatos de pessoas que também sentiram os tremores em países próximos, como Portugal, Espanha e Argélia.
Quais as regiões mais atingidas?
O epicentro do sismo, ou seja, a projeção, na superfície, de onde começou o tremor, foi no alto das montanhas do Atlas, 70 km ao sul de Marrakech. É nessa região que deve haver o maior número de mortos.
Outros locais afetados de forma significativa foram:
- o entono de Toubkal, o pico mais alto do norte da África;
- e Oukaimeden, uma popular estação de esqui marroquina.
Entre as províncias mais atingidas, estão Al Haouz, Ouarzazate, Marrakech, Azilal, Chichaoua e Taroudant. Nessas cidades, adultos e crianças permaneceram nas ruas, temendo novos terremotos. De fato, houve um segundo tremor, mais fraco, 15 minutos depois, informaram as agências internacionais de notícias.
Como ajudar as vítimas do terremoto em Marrocos?
Nessa primeira fase da tragédia, as principais necessidades estão voltadas para a ajuda emergencial: resgates, primeiros-socorros, primeira necessidades de abrigos temporários, água e alimentos. Mas, como sabemos que ocorre nesse tipo de situação, a ajuda através de doação será necessária por muito tempo para o tratamento das vítimas e reconstrução das áreas que foram afetadas.
Para onde vão as doações?
Os recursos levantados pela Vvolunteer serão destinados a nossas organizações parceiras na região que avaliarão e aplicarão de acordo com as necessidades do momento. Nossa equipe está em contato direto com o local e enviaremos updates e nossos tradicionais relatórios de impacto.
Fonte: G1