No Brasil, o trabalho infantil é uma triste e ampla realidade. Segundo dados do IBGE, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, estão envolvidas em algum tipo de trabalho. Essa estatística nos preocupa ainda mais por não existirem ações capazes de mudar essa realidade de forma urgente.
Com o objetivo de sensibilizar e motivar uma reflexão da sociedade sobre as consequências do trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, a OIT estabeleceu o dia 12 de junho como símbolo na luta contra essa prática criando o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil.
E a situação só piora quando olhamos para o número da violência envolvendo essa prática. No Brasil, em média, cinco adolescentes são vítimas de acidentes de trabalho todos os dias. Para termos uma ideia, de 2012 a 2022, ao menos 55 adolescentes de 14 a 17 anos morreram nesse tipo de ocorrência. Ao todo, nesse período, foram registrados 21 mil acidentes de trabalho envolvendo menores de idade. Somente no ano passado, foram 1.242 acidentes. Os dados são Observatório da Prevenção e da Erradicação do Trabalho Infantil